Início de 2025 tem chuvas intensas em boa parte do país. Saiba motivo
Os primeiros dias de 2025 têm sido marcados por chuvas intensas em boa parte do Brasil. Nesta quinta-feira (9/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de precipitações intensas para grande parte do país.
A explicação para as chuvas intensas em todo o Brasil neste início de 2025 é a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A ZCAS é um sistema meteorológico que aumenta o volume e a frequência de chuvas em regiões do Brasil. Ela é mais comum no fim da primavera e durante o verão.
A ZCAS influencia nas chuvas principalmente em partes das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até em uma porção do Nordeste. Quanto à região Sul, não é comum que a ZCAS cause impacto, mas isto pode ocorrer, conforme a Climatempo.
A principal característica da ZCAS é uma extensa faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil.
Alerta de chuvas intensas
Nesta quinta-feira (9/1), ao menos 18 estados devem ser atingidos por chuvas fortes, de acordo com o Inmet. Segundo o órgão, as precipitações intensas vão permanecer sobre o Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Ao contrário do início da semana, as temperaturas devem cair ao longo das próximas horas.
Em Goiás, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo, além de uma pequena região do litoral do Pará e o de sul de Tocantins, são esperadas chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h. Também deve ocorrer ventos intensos, de 60 km/h a 100 km/h, que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Outro alerta amarelo indica para a possibilidade de ocorrerem chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h, e ventos de 40 km/h a 60 km/h, englobando uma parte mais ampla do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, sul do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Pernambuco.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/inicio-de-2025-tem-chuvas-intensas-em-boa-parte-do-pais-saiba-motivo/?fsp_sid=49402
Nenhum comentário